Há governos que governam. Há governos que comunicam. E há governos que passam uma parte significativa do tempo a explicar que aquilo que parece ter acontecido não aconteceu exatamente como parece, embora tenha acontecido o suficiente para ser necessário explicar.
O atual Governo pertence a esta terceira categoria, que é também a mais trabalhosa. Governar um país já é difícil. Governar um país e, simultaneamente, esclarecer que o Governo não tem nada para esclarecer exige uma capacidade de organização extraordinária.
Comecemos pelo primeiro-ministro e pela Spinumviva. O problema não é uma empresa familiar ter clientes. Isso, em princípio, é uma das funções tradicionais das empresas, juntamente com emitir faturas e ter um nome em latim que inspire confiança. O problema surge quando a empresa pertence à família do primeiro-ministro, recebe pagamentos de entidades com interesses dependentes de decisões públicas e ninguém consegue perceber imediatamente onde termina a atividade empresarial e começa a atividade governativa.
Luís Montenegro explicou que não existia conflito de interesses. Existia apenas uma empresa da sua família, clientes com interesses regulados pelo Estado e um primeiro-ministro que, por coincidência, chefiava o Estado que regulava os interesses desses clientes. Um conflito de interesses exige, ao que parece, que os dois interesses se encontrem pessoalmente, apertem a mão e declarem: “Somos oficialmente um conflito.”
As suspeitas de obtenção indevida de vantagem e enriquecimento ilícito acabaram sem acusação criminal. Isto é importante e deve ser dito. Não foi provado qualquer crime. Mas a política não vive apenas daquilo que é crime. Vive também daquilo que parece mal, cheira mal ou precisa de vinte conferências de imprensa para explicar que não cheira a nada.
A transparência é um conceito interessante. Um objeto transparente é aquele através do qual se consegue ver. Na política portuguesa, transparência parece ser o processo através do qual o governante entrega informação aos poucos, até o público ficar tão cansado que deixa de querer ver.
Na Saúde, a situação foi ainda mais delicada. Durante a crise do INEM, surgiram notícias sobre mortes alegadamente relacionadas com atrasos no atendimento do 112. A ministra Ana Paula Martins ficou politicamente ligada a uma pergunta bastante simples: quando um serviço de emergência falha, quem responde pela emergência do próprio serviço?
A resposta institucional foi complexa. Houve problemas, greves, falta de técnicos, dificuldades operacionais e uma inspeção. A ministra assumiu a tutela da entidade que inspecionava os factos ocorridos sob a sua responsabilidade política. Não quer dizer que tenha interferido. Quer apenas dizer que, para garantir a independência da investigação, se colocou a investigação suficientemente perto para poder observar a sua independência.
É uma espécie de separação de poderes por proximidade.
Quando existem mortes potencialmente associadas a falhas do sistema, a responsabilidade política não pode limitar-se a dizer que será apurado o que aconteceu. Alguém tem de explicar por que razão o que aconteceu pôde acontecer. Caso contrário, o Estado transforma-se numa entidade que chega sempre depois dos acontecimentos para anunciar que vai investigar por que razão não chegou antes.
Na Educação, os exames nacionais também descobriram novas formas de avaliação. Tradicionalmente, os alunos fazem o exame e os professores corrigem. Neste caso, os alunos fizeram o exame, a plataforma falhou e o Ministério acabou avaliado.
Mais de milhares de jovens ficaram dependentes de um sistema digital que não funcionou como devia. Houve atrasos, incerteza nas classificações e efeitos no acesso ao ensino superior, nas colocações e nas bolsas. É uma excelente preparação para a vida adulta: os alunos aprendem desde cedo que podem estudar durante anos, cumprir prazos e fazer tudo corretamente, sendo depois prejudicados por uma plataforma informática contratada por alguém que não fará exame nenhum.
O ministro Fernando Alexandre enfrentou pedidos de demissão. O Governo respondeu, como normalmente acontece, que mantinha total confiança no ministro. A confiança governamental é uma substância muito resistente. Sobrevive a falhas informáticas, crises políticas e pedidos de demissão. Em Portugal, quando um ministro está particularmente fragilizado, recebe logo uma dose reforçada de confiança do primeiro-ministro. É o equivalente político dos cuidados intensivos.
Também tivemos Miguel Pinto Luz, associado a investigações e controvérsias relacionadas com Cascais, a privatização da TAP e decisões urbanísticas. Nenhuma destas referências significa que tenha cometido um crime. Significa apenas que possui um currículo tão diversificado que consegue estar ligado a processos envolvendo aviões, campanhas partidárias, empresas municipais e hotéis de luxo.
Há governantes especializados numa área. Pinto Luz parece defender uma abordagem multidisciplinar à polémica.
Na Defesa, Nuno Melo envolveu-se em controvérsias sobre o serviço militar, Olivença e contratos para podcasts. É uma combinação invulgar, mas coerente: território, exército e produção de conteúdos. Talvez seja uma nova doutrina estratégica. Quando não é possível recuperar Olivença, grava-se um episódio sobre o assunto.
O ajuste direto para podcasts ligados ao 25 de Novembro e adjudicados a uma empresa associada a pessoas próximas do CDS levantou questões sobre favorecimento partidário. Não significa que tenha existido favorecimento. Pode ter sido apenas uma coincidência ideológica altamente competitiva. A empresa mais adequada ao trabalho era, por acaso, constituída por pessoas que já partilhavam a visão política do ministro. É uma vantagem operacional: reduz-se o tempo gasto a explicar o guião.
Paulo Rangel foi notícia por um episódio com militares na Base Aérea de Figo Maduro. As versões divergiram, como é habitual. Quando um cidadão se exalta perante militares, é falta de respeito pela autoridade. Quando um ministro se exalta perante militares, é um incidente de comunicação institucional sujeito a contextualização.
Miranda Sarmento esteve envolvido numa nomeação rapidamente anulada e numa polémica sobre neutralidade eleitoral. A nomeação falhou porque a verificação de antecedentes aconteceu depois de a pessoa ter sido escolhida. É uma inovação administrativa: primeiro nomeia-se, depois investiga-se se a nomeação era aconselhável. Poupa-se tempo na fase inicial e perde-se apenas o restante.
António Leitão Amaro declarou-se impedido de intervir num processo envolvendo uma empresa ligada a familiares. Neste caso, aplicou-se o mecanismo correto da escusa. Mas a política contemporânea tem um problema: mesmo quando se cumpre formalmente a regra, permanece a dúvida sobre como é que tantas relações familiares conseguem encontrar concursos públicos com uma precisão que muitos cidadãos não conseguem encontrar sequer uma consulta no Serviço Nacional de Saúde.
E depois há os casos de responsabilidade política pura, que são aqueles em que ninguém é acusado de beneficiar pessoalmente, mas alguém deveria ter garantido que o Estado funcionava. Tempestades, proteção civil, exames, emergências médicas e plataformas digitais. São situações em que o cidadão não pergunta se houve corrupção. Pergunta uma coisa mais elementar: havia alguém a tomar conta disto?
Talvez o principal problema deste Governo não seja a existência de um grande caso isolado. É a acumulação de pequenos e médios episódios, todos acompanhados pela garantia de que não existe qualquer problema sistémico. Uma empresa familiar aqui, uma tutela de inspeção ali, um concurso com familiares acolá, exames que não são corrigidos e serviços de emergência que não respondem.
Individualmente, cada situação tem uma explicação. Em conjunto, as explicações começam a precisar de uma explicação.
O Governo afirma que está tranquilo. É possível. Quem parece menos tranquilo são os cidadãos que aguardam uma ambulância, uma nota de exame, uma decisão administrativa ou uma resposta clara sobre quem recebe dinheiro de quem.
No final, talvez a ética política seja isto: não basta não cometer crimes. É necessário organizar a vida pública de maneira que os cidadãos não tenham constantemente de perguntar se foi cometido algum.
Um Governo deve estar acima de qualquer suspeita. Este parece preferir estar ao lado dela, esclarecendo que nunca foram formalmente apresentados.
XXV Governo Constitucional
Mapa dos casos noticiados
Investigações, conflitos de interesses, controvérsias e situações de responsabilidade política envolvendo membros do Governo. Clique em cada caso para consultar a informação e as respetivas fontes.
1 Luís Montenegro Primeiro-Ministro Caso Spinumviva
O caso
A atividade e os clientes da empresa familiar Spinumviva suscitaram dúvidas públicas sobre transparência e possíveis conflitos de interesses enquanto Luís Montenegro exercia funções como Primeiro-Ministro.
Entre os clientes identificados encontrava-se a Solverde, grupo ligado à exploração de casinos, uma área dependente de concessões e decisões públicas.
Resultado conhecido
O DCIAP abriu uma averiguação preventiva que acabou por ser arquivada em dezembro de 2025 por não ter sido apurada notícia da prática de ilícito criminal.
Fontes
2 Ana Paula Martins Ministra da Saúde Crise do INEM e mortes investigadas
O caso
Durante a crise operacional do INEM foram noticiadas mortes ocorridas em períodos marcados por atrasos na resposta do 112/CODU e pela greve às horas extraordinárias.
A atuação do INEM foi objeto de inspeção e de forte escrutínio relativamente à preparação, gestão da crise e capacidade de resposta.
Responsabilidade política
A controvérsia incidiu também sobre a tutela política exercida pela ministra e sobre a independência da fiscalização dos acontecimentos.
Fontes
3 Miguel Pinto Luz Ministro das Infraestruturas e Habitação TAP e licenciamentos em Cascais
Privatização da TAP
A auditoria da Inspeção-Geral de Finanças à privatização da TAP em 2015 identificou irregularidades no processo. Miguel Pinto Luz exercia então funções governativas com tutela sobre a companhia.
Cascais / Hilton
Em 2026, o Ministério Público pediu a suspensão das obras de um hotel Hilton e de apartamentos na linha de Cascais, bem como a nulidade de decisões administrativas, várias das quais tinham sido assinadas por Pinto Luz quando exercia funções autárquicas.
Fontes
4 Joaquim Miranda Sarmento Ministro de Estado e das Finanças Neutralidade eleitoral
O caso
A Comissão Nacional de Eleições considerou existirem indícios de possível violação dos deveres de neutralidade e imparcialidade numa comunicação enviada durante o período eleitoral utilizando meios institucionais.
Consequência
A CNE decidiu remeter certidão ao Ministério Público.
Fontes
5 Paulo Rangel Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Incidente com militares em Figo Maduro
O caso
Foram noticiados alegados insultos e comportamento desadequado perante militares no aeródromo de Figo Maduro. Paulo Rangel negou ter insultado os militares.
O caso motivou pedidos de audição parlamentar.
Fontes
6 Nuno Melo Ministro da Defesa Nacional Serviço militar e declarações sobre Olivença
Serviço militar
O ministro foi chamado ao Parlamento após declarações interpretadas como a defesa do serviço militar enquanto alternativa para jovens autores de pequenos delitos. Nuno Melo afirmou que se limitou a emitir uma opinião.
Olivença
As declarações de que Olivença pertence a Portugal desencadearam polémica política e diplomática.
Fontes
7 António Leitão Amaro Ministro da Presidência Helicópteros e ligações familiares
O caso
Uma empresa com ligações familiares ao ministro obteve contratos públicos na área dos helicópteros de combate a incêndios, incluindo um contrato superior a 11,9 milhões de euros.
O cunhado do ministro, Ricardo Leitão Machado, foi posteriormente constituído arguido no âmbito da Operação Torre de Controlo.
Posição do ministro
Leitão Amaro declarou escusa de intervenção nas matérias relacionadas com estas contratações, invocando cautela e garantia de imparcialidade.
Fontes
8 Luís Neves Ministro da Administração Interna Atrelado apreendido e inquérito
O caso
Um atrelado apreendido pela Polícia Judiciária num processo de tráfico de droga foi localizado nas instalações de uma empresa que também tinha realizado trabalhos numa propriedade particular de Luís Neves.
A PJ e o Ministério Público abriram um inquérito e foram noticiados indícios relacionados com eventual abuso de poder e descaminho.
Defesa
Luís Neves afirmou que a deslocação do atrelado tinha resultado de uma decisão de gestão e rejeitou a existência de irregularidade.
Fontes
9 Fernando Alexandre Ministro da Educação, Ciência e Inovação Falhas na correção dos exames nacionais
O caso
Problemas técnicos no processo de correção digital dos exames nacionais de 2026 provocaram atrasos e alterações no calendário.
Impacto
A situação criou incerteza entre alunos, famílias e professores e levantou preocupações relativamente às classificações, acesso ao ensino superior, colocações e bolsas.
Fontes
10 Maria Lúcia Amaral Ex-Ministra da Administração Interna Tempestades e Proteção Civil
O caso
A resposta governamental às tempestades e a coordenação da Proteção Civil geraram forte contestação política. Maria Lúcia Amaral abandonou posteriormente o Governo.
Declarações posteriores
A antiga ministra afirmou mais tarde que não possuía os conhecimentos técnicos necessários para enfrentar calamidades como incêndios e tempestades.
Fontes
“Suspeita”, “indício”, “inquérito”, “arguido”, “acusação” e “condenação” são conceitos juridicamente distintos. A existência de uma investigação não significa que tenha sido praticado qualquer crime.
Atualização editorial: agosto de 2026.


Exelente análise, ficou so a faltar o Luis Neves